Riodouro
Encostada ao distrito de Vila Real, Riodouro é a freguesia mais extensa em área do concelho de Cabeceiras de Basto. Ao longo dos seus 43,52km2, a típica orografia estende-se por insondáveis vales e montanhas escarpadas, pintadas de um verde intenso, onde águas bravas serpenteiam por vales graníticos que o tempo urdiu ao longo de milénios. Local privilegiado de caminhos a descobrir, as suas montanhas aguardam em silêncio, que o mais tenaz caminheiro nelas desenhe rotas seguras em pleno sol.
Os vários lugares constituem seguros pontos de referência: Asnela, Leiradas, Vilela Meijoadela, Cambeses, Fornelo, Formigueiro, Toninha, Juguelhe, Magusteiro, Teixugueiras, Eiró e Riodouro.
As gentes acolhedoras dispersam-se por pitorescas aldeias, onde a simpatia e a boa gastronomia convidam os forasteiros a desejar voltar ininterruptamente.
As raízes de povoamento remontam à proto-história. Por aqui se encontram povoados castrejos e antigos coutos, por onde passou renomada fidalguia. Há ainda vestígios de antas e antigos povoados cujas referências se encontram no museu Martins Sarmento e que merecem uma visita in loco.
Contudo, para lá da mão humana, outra mão desenhou imponentes paisagens que poderão ser apreciadas, em todo o seu esplendor nos vários miradouros naturais que abundam nos vários promontórios de frente para um mar de montanhas.
© 2025 Junta de Freguesia de Riodouro. Todos os direitos reservados | Termos e Condições